0800 600 3456
Habilitação para reboques - Rebocar

Habilitação para reboques

Home/Notícias/Habilitação para reboques

Habilitação para reboques

Para conduzir reboques eu preciso de qual habilitação?

 

Entao fica estabelecido se a soma do pbt do carro com o pbt do reboque nao ultrapasse 3500 kg o condutor deverá possuir carteira “B”.até o limite de 6.000 kg de PBT, a carteira necessária será a “C”. Se ultrapassar 6.000 kg de PBT a carteira necessária será a “E”.

Qual categoria de CNH preciso para transportar reboque?

 

Antes de usar o engate de seu veículo para transportar um reboque, o condutor deve tomar um cuidado simples: saber quanto seu automóvel pesa, informação mencionada no manual do proprietário. Em princípio, a categoria E é a que considera a combinação de dois veículos, uma unidade tratora (um carro ou picape, por exemplo) e uma unidade acoplada (reboque, semi-reboque ou articulado).

Se essa unidade acoplada, que também deve ter documentação e placa próprias, pesar seis mil quilos ou mais, então realmente é necessário que o condutor tenha CNH da categoria E. Mas se o peso for inferior, então vale a categoria necessária para conduzir a unidade tratora – pode ser categoria B no caso do condutor dirigir um carro de passeio até 3.500 quilos, por exemplo.

A exceção termina aí. Para quem conduz com uma unidade acoplada com capacidade para transportar nove pessoas ou mais, a CNH de categoria E é imprescindível. O mesmo vale para quem leva um trailer, ou ainda para quem transporta mais de uma unidade tracionada, independente do peso.

Condutores de motocicletas e motonetas também podem transportar um semi-reboque, desde que tenha sido especialmente projetado para esse fim e homologado pelo Denatran.

2017-04-07T20:13:25+00:00